domingo, 1 de abril de 2012

Somos adultos com postura de crianca

Somos adultos com postura de crianca:

Heis aí uma afirmativa que ninguem gosta de assumir. Porém a varias situações que demonstram o quanto somos infantilizados: a dependencia afetiva, a busca pela auto´-afirmação. o vitimismo, a possessividade, o ciumes, etc.

Todos esses comportamentos geram em nós sentimentos de auto-defesa, impedindo´-nos de sermos como somos e cobrando do outro atitudes que venham de acordo com nossas expectativas.

Isso acaba causando frustrações e conflitos dificeis de serem superados sem a ajuda de um profissional que compreenda o comportamento humano.. Há quem diga que pode ser seu próprio terapeuta . Grande ilusão ... se assim fosse não teriamos angustia, depressão. solidão, baixa-estima, insegurança , medos. E todos, em algum momento somos acometidos desses sentimentos. Fugimos de novas situações porque temos medo de enara-las, dependemos das velhas situações para nos sentirmos mais seguros.

Lutamos para preservar nossos valores arcaicos sem ao menos questiona-los. Buscamos elogios do outro para nos certificarmos da nossa capacidade. Temos medo de perder o afeto das pessoas, por isso as tratamos como se fossem propriedades nossa...

Queremos que elas faça, exatamente, o que gostariamos que fizessem. e agimos como crianças "birrentas" quando não o fazem. Queremos que elas nos dêem atenção exclusivas , não compreendendo que o mais saudavel ´ é ser afetuosos com todos. diversificando esse afeto de acordo com os "papeis" que elas representam em nossas vidas.

Temos medo de nos decepcionar , e assim, tiramos de nós o direito de ousar. Ora, mais a vida é sempre uma ousadia que vale a pena experimentar..

Se aceitarmos nossas possibilidades no presente, com certeza, vão melhorar no futuro. Se acreditarmos que não desconsideraremos o quanto humanos somos.

Um comentário: